Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos site. Ao visitar nosso portal, você concorda com esse monitoramento e com nossa Política de Privacidade.

  • Tempo - Publicada em 19/06/2022

Inverno começa oficialmente com chuva na Região Sul do Brasil

Primeiro dia do inverno terá instabilidades na região Sul do Brasil, com temporal e raios
Leia também:

A massa de ar frio e seco mantém as condições favoráveis para geada

Estabilidade se mantém sobre as regiões paranaenses

Frente fria chega ao Sul do Brasil nesta segunda


Por: Climatempo
19/06/2022

Nesta terça-feira, primeiro dia do inverno, a circulação de ventos e uma frente fria em alto-mar, favorecem o aumento das instabilidades no Sul do Brasil. O Rio Grande do Sul fica com predomínio de céu nublado no decorrer do dia e são previstos vários períodos com chuva. Há risco de temporais, com raios. 

A chuva ao longo da semana ficará concentrada entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com maiores volumes principalmente no estado gaúcho.  No Paraná, chove principalmente no sul e oeste do estado, mas de forma isolada. Não há previsão de grandes volumes. A primeira semana do inverno tende a ser mais seca no Paraná.

A semana começa sob influência de uma massa de ar seco e frio que impede a ocorrência de chuva, mas que mantém as temperaturas muito baixas nesta segunda-feira em parte da Região Sul. Com isso, há chance de geada ao amanhecer na Campanha Gaúcha e na Região Serrana do Rio Grande do Sul de Santa Catarina.

Ao longo do dia, com a presença do sol, esquenta aos poucos, mas as temperaturas ainda seguem baixas. A sensação é de frio na maior parte do Sul do país.

Em Santa Catarina, no sul do Paraná e na região da Grande Curitiba, não chove nesta segunda. O destaque em relação à chuva é o interior paranaense que pode ter chuva intensa, com raios e até granizo nesta segunda.


Comentários Comente essa notícia